Carga lotação e carga fracionada:
o que são e qual a diferença entre elas?

Já explicamos por aqui anteriormente sobre a importância de um serviço de logística para as empresas e descrevemos, inclusive, sobre os tipos de cargas e transporte que existem em uma operação logística. Isso também pode significar que, para cada tipo de transporte, há a necessidade de um cuidado específico a fim de que o deslocamento da mercadoria ocorra de maneira correta, evitando qualquer percalço e/ou incidente no meio do trajeto. 

Dentro do contexto e ambiente da logística, o uso desses modelos representa maneiras distintas de agregar ainda mais valor aos serviços e a chance de poder conquistar novos clientes. Tratando-se do transporte rodoviário, modelo onde a AJB Transportes atua e um dos mais utilizados em nosso país, é importante clarear e abordar sobre conceitos e significados das duas formas desse deslocamento, mais conhecidas como opções de frete chamados de carga lotação e carga fracionada.

Carga lotação, também conhecida como carga fechada ou completa, se caracteriza por ser o tipo de frete no qual apenas um tipo de mercadoria é transportada e completa todo o espaço do veículo. Ou seja, são mercadorias que ocupam todo o compartimento de carga. Por exemplo, transporte de produtos químicos, colheita de grãos, frutas e verduras. Esse modelo requer algumas cautelas e cuidados específicos para um deslocamento adequado e, às vezes, precisam até de uma autorização especial para poder trafegar em rodovias. 

Mercadorias transportadas via contêineres também se encaixam dentro desse modelo de frete. Mas, claro que tudo tem seus prós e contras. Em primeiro lugar, empresas que optam por esse tipo de frete devem estar cientes de que talvez seja preciso um aumento da sua frota, tendo em vista que por ser carga fechada, é possível atender apenas um cliente por vez e rodada. Mesmo assim, há sinais positivos caso você prefira essa opção, como o de poder obter um maior lucro sobre o serviço, além dessa modalidade ser considerada um pouco mais econômica por ter apenas uma entrega e parada. Outro fator importante consiste no processo de facilitação de entrada de receitas, já que o processo para receber de um cliente é considerado mais simples do que outras formas. 

Já se tratando de carga fracionada, ao contrário da lotação, ela representa uma parcela total de toda a carga que ocupa um veículo que realiza o transporte. De outra forma, pode-se dizer também que ela é uma parte da totalidade de carga que o caminhão suporta. Geralmente, um veículo que realiza esse tipo de frete, transporta diferentes tipos de mercadorias e se destinam à diferentes clientes. 

Essa modalidade apresenta um melhor aproveitamento da capacidade de carga do veículo, além de outras vantagens como a possibilidade de haver uma periodicidade nas entregas com o planejamento de indicadores de desempenho logístico, propor uma redução de custos de transporte mantendo-se competitivo e, por fim, esse tipo de frete favorece a segurança das mercadorias por ter um empilhamento e entrega organizados e agilizados. 

Agende uma conversa com o nosso time da AJB Transportes e ficaremos felizes em poder falar mais sobre os nossos negócios.

 

Você tem perguntas?
Não espere, vamos conversar.